A junta de papelão hidráulico é fabricada à partir de folhas de papelão hidráulico sem Amianto, para aplicações industriais confeccionados a partir da vulcanização sob pressão de Elastômeros com fibras minerais ou sintética. As principais características da junta de papelão hidráulico são a elevada resistência ao esmagamento; baixo relaxamento; resistentes a altas temperaturas e pressões e resistente a produtos químicos.
Caracteriza-se por possuir uma excelente resistência ao esmagamento, baixos níveis de relaxamento, apresenta resistência a temperaturas extremas, o que possibilita que a junta de papelão opere em demandas de altas pressões, sendo resistente a substâncias químicas.
Na fabricação de Junta de Papelão Hidráulico são utilizadas diferentes fibras, cargas reforçantes e outros materiais estáveis a altas temperaturas, misturados com elastômeros ,o controle dimensional e de qualidade construtiva, lhes conferem características distintas em sua composição.
O papelão hidráulico usado para fabricação da junta de papelão hidráulico é formado por fibras sintéticas, como a aramida misturadas com elastômeros e outros materiais, formando uma massa aderente que é calandrada a quente até a formação de uma folha com as características físicas e dimensões desejadas para cada aplicação.
As fibras possuem elevada resistência mecânica e térmica da Junta de Papelão Hidráulico, os elastômeros, vulcanizados sob pressão com as fibras, determinam a resistência química , flexibilidade e elasticidade da Junta de Papelão Hidráulico. Quando a junta precisa ser trocada frequentemente é usado o acabamento grafitado que evita a aderência ao flange, caso contrario é usado o acabamento natural.
Seu público alvo são indústrias em geral, usinas de açúcar e álcool, hidrelétricas, empresas de montagem e engenharia industrial, revendas de válvulas, conexões, flanges, tubos, entre outros.